Acácio Favacho defende ações para redução dos índices de violência no estado

Em pronunciamento na Câmara Federal, o deputado Acácio Favacho (PROS/AP) falou sobre a divulgação dos dados do 13º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. São dados coletados junto às secretarias estaduais de segurança pública e de defesa social, bem como também do IBGE.

Para o parlamentar amapaense, o levantamento constata uma sensível melhora no quadro geral, em se considerando números absolutos. “A princípio, podemos dizer que há o que se comemorar, tendo em vista uma redução nos índices gerais no País, com uma queda de 10,4% no ano passado. O levantamento compreende situações de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte”, explica Favacho.

Mas, em relação à região norte do País, infelizmente as noticias não são para comemorações e sim, de extrema preocupação segundo Acácio Favacho. “Amapá, Roraima, Tocantins e Pará viram esses tipos de crimes saltarem em 2018, enquanto todas as outras unidades da federação tiveram queda”, ponderou.

E um dos recortes ainda mais preocupantes da pesquisa é exatamente o estado do Amapá, que registrou que os números subiram consideravelmente no ano passado. A taxa, que era de 3,8 crimes desse tipo a cada 100 mil habitantes segundo os dados divulgados em 2011, disparou para 57,9 em 2018, alcançando um dos índices mais altos do País. Em 2017, o número absoluto era 54,4.

Por fim, o deputado pede providências. “Isso mostra para nós da Bancada Federal do Amapá, que devemos nessa legislatura, somar esforços e nos unir para trabalhar com nossas armas legislativas, sendo através de emendas ao orçamento da união, sendo na ação junto ao Governo Federal, para que sejam tomadas as medidas efetivas para atingirmos também, o que vem acontecendo com os índices gerais no país, que nos demonstram reduções consideráveis”, conclamou Acácio, em seu discurso.

 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...