PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
*Divulgação da atividade parlamentar (Ato da Mesa 43/2009).

sábado, 31 de março de 2018

Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão cumpre agenda em Macapá na segunda-feira

Ministro de Estado da Cultura, Sérgio Sá Leitão | Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está nos preparativos finais para colocar em funcionamento o Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD) –  que garante fomento à produção audiovisual local. O espaço receberá a visita do ministro da Cultura, Sergio Sá Leitão, na próxima segunda-feira, 2 de abril, quando participará do seminário “Cultura Gera Futuro”. O NPD será entregue assim que o espaço receber as adaptações necessárias para a produção audiovisual amapaense.
O ministro chega na madrugada da segunda-feira, e estará disponível para entrevistas pela manhã, durante a programação de abertura do Seminário “Cultura Gera Futuro” e também da entrega do NPD, no espaço do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP). Após isso, o ministro Sergio Leitão segue em reuniões com comitiva da Secult, com o governador Waldez Góes e parlamentares federais.
Pela tarde, será feito um city tour com o ministro, onde passarão por pontos turísticos de Macapá, como o Quilombo do Curiaú, Monumento Marco Zero do Equador e Museu Sacaca. Para finalizar a agenda, uma visita técnica será realizada na Fortaleza de São José de Macapá com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para dar continuidade ao processo de execução das obras em curso.

NPD Equinócio
No ano passado, o governo do Estado conseguiu junto à Secretaria do Audiovisual (SAV), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, a implantação do Núcleo de Produção Digital (NPD). Um espaço gratuito e acessível voltado para a produção e difusão de conteúdo audiovisual, com o objetivo de apoiar a produção local independente, promovendo a formação e aperfeiçoamento profissional de profissionais que atuam no segmento.
Um grupo gestor formado por representantes das secretarias de Estado da Cultura e Educação, além do Sebrae, será responsável pelo Núcleo. De acordo com a diretora do Museu da Imagem e do Som (MIS), Ana Vidigal, foi uma década de luta dos profissionais da área para atingir essa conquista. “Trata-se de uma luta de dez anos do segmento audiovisual amapaense e estamos trabalhando de forma árdua, com todos os parceiros, para poder dar início a esse trabalho de incentivo à nossa cultura, por meio das produções”, acrescentou Vidigal.
O Núcleo Equinócio vai funcionar no Sebrae, com câmeras 4k, ilhas de edição, sonorização e iluminação, que, a princípio, foram providenciados por meio de empréstimo de comodato. Só após dois anos de funcionamento, a SAV vai avaliar o desempenho do núcleo, caso alcance as metas estabelecidas pelo órgão, os equipamentos serão doados em definitivo ao Amapá.

Agenda do ministro da Cultura no Amapá:

8h30 – Coletiva de imprensa no espaço Laranjal do Jari, no Sebrae/AP.
9h30 – Participação na solenidade de abertura do seminário “Cultura Gera Futuro”, no Sebrae/AP
10h – Descerramento da placa de entrega do NPD Equinócio, no Sebrae/AP
15h30 – City Tour pelos pontos turísticos Curiaú, Marco Zero e Museu Sacaca
16h – Visita técnica na Fortaleza de São José de Macapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário