PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Matrículas abertas para Macapá!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Deputado federal Vinícius Gurgel é eleito vice-líder do PR na Câmara dos Deputados

Em segundo mandato, o deputado federal Vinícius Gurgel (AP) é um dos vice-líderes do Partido da República (PR) na Câmara dos Deputados.  Com 39 parlamentares, o PR é a terceira maior bancada partidária da Câmara e tem como líder o deputado mineiro, Aelton Freitas (MG).
No partido desde 2011, Gurgel afirma que representar o PR nacionalmente é uma honra e acima de tudo um compromisso com alguns valores priorizados pela sigla, como a liberdade e a justiça social. “Fico honrado pela escolha. O devido destaque é reconhecimento de minha habilidade de articulação dentro do Congresso Nacional”.

O parlamentar republicano explica que a atividade exercida por um deputado na função de líder é parte essencial do processo legislativo. Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário.

Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o partido, o bloco parlamentar, o governo ou a oposição. Ele também participa do colégio de líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do plenário. O colegiado é formado pelos líderes da Maioria, da Minoria, dos partidos, dos blocos e do governo.
No plenário, a função do líder é orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares. O líder também pode solicitar a votação em globo de destaques; a dispensa da discussão de matérias que tenham parecer favorável de todas as comissões; o adiamento da discussão e da votação de um projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário