PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
*Divulgação da atividade parlamentar (Ato da Mesa 43/2009).

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Senado celebra centenário de nascimento do primeiro governador do Amapá

Aspecto da sessão solene do Congresso Nacional, sob a presidência do senador José Sarney (PMDB-AP)
O presidente José Sarney abriu, nesta manhã, a sessão solene do Congresso Nacional de comemoração do centenário de nascimento do primeiro governador do Amapá, Janary Gentil Nunes. Nascido em Alenquer, no Pará, em 1º de junho de 1912, Janary Gentil Nunes governou o então território do Amapá de 1943 a 1956.

Em discurso, Sarney também anunciou o lançamento do livro "Confiança no Amapá - Impressões sobre o Território", em que Janary Nunes dá o seu testemunho pessoal sobre o Território cuja construção liderou.

"Temos assim a visão de quem, mais do que ninguém, foi responsável pela consolidação de uma região do Brasil que se incorporou definitivamente à essência do País, uma região que se tornou Brasil por opção de seus habitantes", declarou o senador Sarney. "Senado Federal presta um grande serviço ao Brasil ao publicar novamente estes testemunhos edificantes de um importante homem público".

O senador destacou o papel de Janary Gentil Nunes na história do Estado: "A longa história do Amapá atingira um ponto decisivo em 1900, com a decisão da Confederação Suíça favorável ao Brasil. A região que estava em disputa foi incorporada ao Estado do Pará. Depois da tentativa fracassada de criação do território do Aracari, foram criados os municípios de Amapá, com sede em Amapá, e Montenegro, com sede em Calçoene, que foram logo fundidos no município de Montenegro, com sede em Amapá. Macapá e Mazagão permaneceram como municípios paraenses".

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o deputado Sebastião Bala Rocha são autores do requerimento para a sessão. A vice-governadora do Amapá, Doralice Nascimento de Souza; o ex-governador do Amapá, Jorge Nova da Costa; a viúva do homenageado, Alice Déa Carvão Nunes e o filho do homenageado, Janary Carvão Nunes também participaram da cerimônia.

Leia mais
Íntegra do Discurso do Presidente Sarney

Ao final da cerimônia, familiares, parlamentares e convidados posaram para as fotos
Deputado federal Luiz Carlos (PSDB-AP) também discursou na sessão solene do Congresso Nacional
Nova da Costa, o último a governar o Território do Amapá, na homenagem ao primeiro governador
Autor do pedido de realização da homenagem na Câmara, o deputado Bala Rocha (PDT-AP) usou a tribuna

Momento de gentileza e democracia: Sarney passa a presidência a Randolfe, autor do requerimento da sessão

Confira alguns vídeos da TV Senado com os pronunciamentos do evento:





Fonte:
Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário