PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Matrículas abertas para Macapá!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Janete vai relançar Frente pela Navegação Segura na Amazônia

(Foto: Saulo Cruz)
Deputada Janete propõe políticas públicas para a navegação fluvial com segurança

Deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) está recolhendo assinaturas de deputados e senadores para relançar, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Navegação Fluvial de Cargas e Passageiros com segurança na Amazônia. A socialista anunciou a iniciativa em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, quando convidou os parlamentares para integrarem a Frente.
“As rodovias são escassas, mas região Amazônica tem 18 mil e 300 quilômetros de hidrovias. Isso é a metade do potencial hidroviário marítimo e fluvial do Brasil, mas apenas 1/3 é explorado”, explicou a deputada Janete.
Segundo ela, a modal hidroviária, na Amazônia, recebe poucos investimentos. Dos R$ 7 bilhões em projetos financiados com recursos do Fundo da Marinha Mercante, em 2009, nenhum real foi investido na Amazônia.
A deputada é autora da Lei 11.970/2009, que visa erradicar os acidentes com escalpelamento com a instalação de proteção no eixo e no volante dos motores estacionários adaptados para a navegação. Segundo ela, esse é apenas um viés de ação para a segurança na navegação fluvial para passageiros.
A socialista pretende mobilizar a Frente Parlamentar para que seja criada uma linha de crédito para o financiamento subsidiado dos pequenos e médios estaleiros e para a implantação de escolas de construção naval e navegação fluvial em cada um dos nove estados da Amazônia. Ela já iniciou, pessoalmente, as negociações para isso dentro do Governo Federal, desde 2008, quando presidiu a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário